top of page

Produções Acadêmicas

O NUCCA concentra um conjunto de atividades de pesquisa acadêmica e artística e de extensão universitária que tem como objeto comum o corpo, em sua dimensão física, artística, simbólica e histórico-cultural. O objetivo deste núcleo é explorar, do ponto de vista prático, artístico e teórico, as múltiplas significações e formas de ser do corpo na sociedade urbana contemporânea. Para isto, concentram-se neste núcleo também um conjunto de produções acadêmicas.

Confira algumas delas:

CRUZ, Fernanda. O avesso negro do corpo: um breve ensaio sobre o estatuto do corpo na sociedade contemporânea

2013

 

A proposta deste ensaio é a de compartilhar ou gerar um conjunto de linhas possíveis sobre as formas de representação contemporâneas do corpo que nos convidam a perguntar sobre as possíveis construções de subjetividades contemporâneas que parecem reconhecer no corpo o que as aprisiona e as liberta ao mesmo tempo. O corpo recebe nesta reflexão um estatuto particular: ainda que tenha sido um objeto de estudo destacado por alguns campos do conhecimento, gostaria de destacar que, na sociedade contemporânea, o corpo também parece ser reclamado como objeto. Que objeto é esse que é preciso colocar no centro das atenções, ora distorcido, ora camuflado, ora despido, ora aberto, ora manipulado? Que corpo é esse que transita e que se dispõe a ser atravessado pelas artes, pela ciência, pela tecnologia, pela política, pelas cidades? Esses corpos também parecem mostrar que as relações entre arte e ciência estariam mais próximas do que podemos supor. E um dos elementos que aproxima esses campos humanos é o fato de serem campos do conhecimento que produzem discursos sobre o que eles elegem para serem seus objetos e para serem as vontades de verdade sobre esses objetos. Dessa forma, esses movimentos de aproximação não estão apenas num plano conceitual ou teórico, mas epistemológico. E é nesse plano que tentaremos chegar. Alguns caminhos foram escolhidos para esta reflexão que pretende entrar onde todo mundo parece também querer visitar, o “avesso negro do corpo”, expressão de Foucault, em O nascimento da clínica, que inspira o título deste ensaio.

MAYUMI, Anelise; MARQUES, Isabel. Leituras da Dança: a voz e o traço de crianças leitoras de mundo.

2014

 

O presente artigo é uma síntese do Trabalho de Conclusão de Curso realizado na UNIFESP, curso de Pedagogia, realizado no ano de 2014. Este trabalho propõe-se a ler criticamente desenhos realizados por crianças de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo após fruição do espetáculo de dança Coreológicas Ludus, que integrou o Projeto Leituras da Dança do Caleidos Cia. de Dança no ano de 2011. Tendo como objetivo entender como crianças de 4 e 5 anos de idade leram um espetáculo interativo de dança contemporânea, buscou-se compreender de forma específica: a) de que forma um espetáculo de dança pode educar (papel educacional da Arte); b) como é possível ensinar arte sem escolarizá-la (papel estético da educação). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados e materiais envolveram observação-participante. Com a realização desta pesquisa, compreendemos modos como a dança e a educação podem – e devem – estar vinculados sem que a Arte seja escolarizada. 

 

Palavras-Chave: Dança/Educação. Ensino de Arte. Leituras da Dança por crianças.

bottom of page